segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

OLHANDO O MAR COM OUTROS OLHOS



Hoje fiz minha caminhada rotineira na praia, mas com uma sensação diferente, não sei se era como se estivesse vendo o mar pela primeira vez ou pela última vez.
Sei que a observação que faço sempre, hoje o vi com outros olhos, fiquei observando as crianças brincando sob o olhar vigilante dos pais, ainda joguei bola com um garoto de no máximo dois anos, e parecia que estava vendo um dos meus netos (se eu os tivesse).
Soltei um beijinho pra ele, acenei e saí, catando conchinhas o pensamento distante, voltei para o calçadão busquei uma sombra, sentei e fiquei imaginando meu tempo de criança, onde não tinha noção do que era o mar, sair da minha pequena e amada cidade. Parecia ver meus irmãos saindo pra rua engraxar sapatos, pegar fretes, minhas irmãs cuidando da casa e fazendo crochê, meu pai indo trabalhar em uma mercearia e minha mãe sentada naquela famosa máquina de costura que a acompanha há tantos anos.
Eram cenas tão nítidas na minha mente que pareciam reais.
Vieram no meu pensamento todas as dificuldades que passamos, sobrevivendo com ajuda de vizinhos, muitas vezes íamos sem ter o que comer ,vestir e calçar só quando alguém doava e minha mãe cuidadosamente dividia, pra que todos recebessem algo.    
Quantas vezes a vi dividir um pouco de comida que ganhávamos para os oito filhos e ela e meu pai ficavam só a olhar satisfeito por saber que naquela noite tínhamos colocado algo na barriga.
Hoje vejo Graças a Deus todos em uma situação confortável, casa própria, não faz vergonha ninguém visitar a casa de nem um dos meus irmãos.
Tenho um orgulho enorme de sair de onde saímos, chegar onde chegamos, de mãos limpas, consciência tranqüila, tudo frutos das bênçãos divinas, muito suor derramado e uma excelente formação dada pelos nossos pais.
Nesse pensamento à hora passou quando percebi passava do meio dia, voltei pra casa, como sempre sozinha (moro longe da minha família), tranquei-me entre as paredes de cimento e ali chorei feito criança, sentindo saudade de tudo, até dos tempos difíceis.

Por isto afirmo que hoje vi o mar de forma diferente!


Escrito por Maria José
Autora do DIÁRIO DE UMA LOUCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário